O monumento de Mafra que é, simultaneamente, um palácio real, uma basílica, um convento, um jardim e uma tapada celebra o tricentenário do lançamento da primeira pedra.

As entidades com responsabilidades na gestão deste conjunto organizam um diversificado programa, cuja sessão inaugural se realiza no dia 17 de novembro de 2016: começa com uma conferência e termina com um espetáculo que alia música, pirotecnia e iluminação, numa das performances mais distintas apresentadas à escala nacional.

Esta sessão inicia-se às 21h30, na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, com uma conferência por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás da Silva Martins, dedicada ao tema “O Templo Cristão”.

A partir das 23h00, no Terreiro D. João V, mesmo em frente à Basílica, cerca de 70 músicos da Banda Sinfónica do Exército interpretarão obras de diversos compositores, como Strauss, Haendel, Tchaikovsky ou Verdi, que serão sincronizadas com fogo de artifício, lançado do monumento. Som, luz e cor, lado a lado com 300 anos de história.

As comemorações prosseguem até 17 de novembro de 2017, numa organização da Direção Geral do Património Cultural/ Palácio Nacional de Mafra, Câmara Municipal de Mafra, Escola das Armas, Paróquia de Mafra e Tapada Nacional de Mafra.

O programa está disponível em: www.cm-mafra.pt/municipio/300-anos-do-palacio-de-mafra