ASAE apreende seis mil litros de azeite falsificado

A ação de fiscalização, promovida no último mês, foi desencadeada pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal junto de “um importador e embalador, sedeado no concelho de Penamacor”.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) informa, através de comunicado enviado às redações, que “no último mês” promoveu uma ação de fiscalização denominada ‘Óleo de ouro III’ dirigida “ao circuito de produção e comercialização de azeite”.

Na sequência desta operação apreendeu “3.400 litros de azeite falsificado acondicionado em garrafões e garrafas”.

A ação, lê-se na nota, “foi desencadeada pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal junto de um importador e embalador, sedeado no concelho de Penamacor”.

Esse importador, informa a ASAE, “introduzia no mercado nacional azeite com adição de óleos vegetais, tratando-se, como tal, de um produto falsificado e de uma prática fraudulenta”.

Além disso foi ainda “constatado em flagrante delito, o embalamento de ‘tempero alimentar’ rotulado como azeite, tendo-se procedido consequentemente à apreensão de um depósito com 2.400 litros de produto, tendo o valor total da apreensão rondado os 30 mil euros”.