Renato Kobayashi abre Centro em homenagem à memória de seu pai

Renato é Filho do mestre Kobayashi, vai abrir Centro que tem por missão homenagear e perpetuar a memória de seu pai

Renato Santos Kobayashi, é filho do Mestre Kobayashi, e irá em breve abrir em Sintra um Centro dedicado e em homenagem à memória de seu pai

Renato Santos Kobayashi, filho do Mestre Kiyoshi Kobayashi, foi dirigente da Associação Nacional de Treinadores e da Federação Portuguesa de Judo, campeão nacional de judo várias vezes (cerca de 20 vezes) em todos os escalões, olímpico em Seoul 88, e talvez não saiba, o primeiro atleta olímpico de Sintra, razão que mereceu por parte da autarquia, em 1988, a atribuição do titulo de “Cidadão Honorário de Sintra”.

O Renato é filho do Mestre Kobayashi, e irá em breve abrir em Sintra um Centro que tem por “rmissão homenagear e perpetuar a memória do meu pai”, bem como a cultura oriental. Em entrevista à Alagamares, Associação Cultural, conversou sobre este projeto, aqui.

Pai do judo Português

O mestre Kiyoshi Kobayashi, falecido em 2013, fez parte dos esquadrões kamikazes da 2.ª Guerra Mundial, sobreviveu a um dos períodos mais dramáticos da história do Japão e em
1958, veio para Portugal com a missão de desenvolver o judo, modalidade que era praticamente desconhecida no nosso país.

kkKiyoshi Kobayashi, considerado o pai do judo português, o mestre dos mestres, morreu em setembro de 2013, aos 88 anos, no País do Sol Nascente, como era seu desejo.

Chegou a Portugal, tinha 30 anos. Ensinou em inúmeros clubes e instituições. Era um modelo para os jovens que começavam a dar os primeiros passos no judo. Era nono dan, uma das mais altas graduações de judo.

Pai de Renato Santos Kobayashi, médico de profissão, antigo olímpico, foi também selecionador e treinador nacional durante quatro ciclos olímpicos.

Sintra Notìcias com Alagamares, Associação Cultural