Depois da Mecânica de automóveis ligeiros e da mecatrónica, a funcionar no Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, a parceria entre a Câmara de Cascais e a Associação de Formação Para a Indústria (ATEC) foi alargada ao Agrupamento de Escolas de Alvide que, a partir deste ano letivo, está a preparar técnicos na área da Eletrónica da Saúde.
O novo curso insere-se na estratégia municipal de desenvolvimento do ensino técnico-profissional em que, de acordo com Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, o município quer apostar; “Sobretudo nas áreas estratégicas da saúde, mar e turismo, em que se colocam novos desafios e novas oportunidades ao território. Todos temos talentos, competências e qualidades. Estes cursos são uma forma de os descobrir e potenciar”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara.
A funcionar desde o início do ano letivo e equivalente ao 12.º ano (nível 4), o novo curso vem responder à necessidade identificada no concelho de Cascais de especializar jovens nas áreas de gestão e manutenção de equipamentos eletrónicos aplicados à saúde.
À Câmara Municipal de Cascais, além da valorização pública e valorização do projeto, facilitando a articulação entre ATEC, Escola e Ministério da Educação, compete um apoio financeiro de 11.500 euros para funcionamento do curso.
O Agrupamento de Escolas responsabiliza-se pela integração do curso na sua oferta formativa, assegurando a sua coordenação pedagógica. À ATEC compete a supervisão técnica, pedagógica e de desenvolvimento curricular da componente tecnológica, tendo um papel relevante na formação aos docentes, fornecimento de equipamentos e na oferta de estágios os alunos.