‘Tudo isto é fado!’, de Nuno Saraiva, eleito melhor álbum de BD

Festival AmadoraBD

O livro ‘Tudo isto é fado’, que reúne histórias do fado escritas e desenhadas por Nuno Saraiva, foi eleito o melhor álbum português de banda desenhada pelo júri do Festival AmadoraBD, foi hoje anunciado.

‘Tudo isto é fado!’ apresenta curtas narrativas de BD que Nuno Saraiva publicou no semanário Sol e que revelam histórias, personagens e personalidades do universo do fado, de Amália Rodrigues a Alfredo Marceneiro.

Nuno Saraiva, nascido em Lisboa em 1969, já tinha sido distinguido pelo AmadoraBD em edições anteriores, nomeadamente com o livro ‘Filosofia de Ponta’, feita em conjunto com Júlio Pinto.

Os Prémios Nacionais de Banda Desenhada, hoje entregues nos Recreios da Amadora, distinguiram ainda outros autores e obras em várias categorias.

Mário Freitas, autor, fundador e editor da Kingpin Books, venceu o prémio de melhor argumento para álbum português com ‘Fósseis das almas belas’, que tem desenho de Sérgio Marques.

João Sequeira venceu o prémio de melhor desenho para álbum português de banda desenhada com ‘Tormenta’, escrito pelo argumentista André Oliveira.

Entre outros prémios, destaque para a atribuição do prémio de melhor álbum de autor estrangeiro para o espanhol Miguelanxo Prado, com o livro ‘Presas Fáceis’.

‘Revisão — Bandas Desenhadas dos Anos 70’, uma coletânea de BD portuguesa, e ‘V de Vingança’, de Alan Moore e David Lloyd, venceram, ex-aequo, o prémio de melhor clássico da nona arte.

No campo da ilustração para a infância, Joana Estrela venceu o prémio de melhor desenho de livro português, com ‘Mana’, e a espanhola Ana Pez venceu na categoria estrangeira com ‘O meu irmão invisível’.

No próximo ano, cada uma destas obras premiadas será alvo de uma exposição no AmadoraBD.

O Festival AmadoraBD cumpre agora 27ª edição até 06 de novembro.