A JSD de Sintra critica ausência de investimento na juventude

Orçamento municipal para 2017

Andreia Bernardo, presidente da JSD no concelho de Sintra

A Juventude Social Democrata de Sintra considera que o orçamento para 2017 da Câmara de Sintra, aprovado esta terça-feira, deveria investir mais na juventude.

“Não é possível fazer política, e acreditar num concelho, sem valorizar os que são o futuro e o garante da sua terra [jovens do concelho de Sintra]”, refere a comunicado a JSD de Sintra, a propósito do orçamento municipal.

Segundo Andreia Bernardo, presidente da JSD no concelho de Sintra, o orçamento passa por “pequenas ações do plano para a juventude”, “medidas residuais num concelho tão jovem quanto o nosso”.

A JSD critica ainda a construção da nova pousada da juventude em Sintra porque “vender que a grande ‘marca’ para a juventude será a construção da Pousada da Juventude no centro de Sintra é uma ideia redutora e demagógica, pois este equipamento serve única e exclusivamente os jovens que nos visitam e não os que vivem em Sintra”. “Esta é uma estratégia de ‘caça aos votos’ e de curto prazo. Não basta fazer novos equipamentos em diversas áreas ou lançar empreitadas de reabilitação em ano pré-eleitoral, é preciso ter uma estratégia de longo prazo para o nosso concelho”, sublinham.

Os jovens do PSD lançam críticas também sobre o novo programa de arrendamento jovem que a Câmara Municipal de Sintra lançou este ano por ser “uma medida avulsa sobre arrendamento jovem, até aos 35 anos”, lamentando a falta de “uma estratégia de longo prazo para o concelho”.

Fonte da autarquia afirmou, ao SINTRA NOTÍCIAS, ser surpreendente verificar o “grau de desconhecimento” que esta juventude partidária revela sobre a atividade do município de Sintra.

“As políticas de juventude são uma preocupação transversal em todo o orçamento da autarquia. O município prepara o seu futuro e aposta na sua juventude quando luta pela captação de investimento para a criação de emprego, quando cria a primeira Startup Sintra com um enorme sucesso, quando implementa o projeto, ‘Orquestras Escolares de Sintra’ que já abrangeu centenas de jovens, quando desenvolve um plano de investimento para recuperar equipamentos onde mais de 10 mil jovens praticam desporto ou quando investe milhões de euros na requalificação e valorização das escolas do ensino público, algo que pode não dizer muito aos jovens da JSD, mas que é fundamental para a juventude de Sintra. Este são apenas alguns dos exemplos aparentemente desconhecidos dos jovens do PSD e que, infelizmente, optam por um discurso fechado e retrogrado sobre a nova Pousada da Juventude”, citamos.

Sobre o novo programa de arrendamento jovem “ainda mais surpreendente a posição da JSD, pela primeira vez Sintra vai desenvolver esta medida, mas mesmo assim optam por criticar uma medida tão positiva”.

A mesma fonte sublinha ainda que os jovens da JSD, “aparentemente também esqueceram que se Sintra hoje não tem uma universidade do ensino superior [Universidade Católica] é devido ao desleixo que existiu no passado”.