Foram assinados os três primeiros protocolos de cooperação para o projeto-piloto em curso da iniciativa “Tribunal +”. O projeto piloto pretende testar novas tecnologias nos Tribunais e já está em curso na comarca de Sintra.

A revolução tecnológica prometida pela ministra da Justiça está a ser testada no tribunal de Sintra. O segundo maior tribunal do país tem agora um balcão de atendimento onde podem ser resolvidos assuntos de diferentes seções.

tribunal-de-sintraA transformação dos tribunais para oferecer mais informação aos cidadãos e mandatários já está em curso, e passa por mudar a forma como as pessoas são recebidas no Tribunal, mas também sistemas internos.

A ideia é aplicar as mesmas lógicas fá usadas nas Lojas de Cidadão para o fluxo de informação e de encaminhamento mais inteligente dos cidadãos no plano Justiça Mais Próxima.

O novo sistema faz parte do programa de modernização dos Tribunais, custou cerca de 300 mil euros e tem por objetivo, simplificar a máquina administrativa, para melhorar o acesso à justiça.

O projeto piloto vai ser  testado até final do fevereiro de 2017 no Tribunal de Sintra e se os resultados forem positivos, poderá ser alargado aos Tribunais de todo o país.