A Câmara da Amadora apresentou, aos professores das escolas do concelho, o Programa de Educação Ambiental 2015/2016, no Eco – Espaço. Nesta sessão, o Vereador do Pelouro do Ambiente, Eduardo Rosa, agradeceu o empenho ativo dos professores e de toda a comunidade educativa, e relembrou que o sucesso do programa ambiental “está nas mãos dos professores e da comunidade educativa”.

Durante a apresentação, Eduardo Rosa fez um balanço muito positivo quanto à participação das escolas, pois no ano letivo 2015/2016 participaram no Programa de Educação Ambiental um total de 12400 alunos do concelho, num total de 520 turmas, desde o ensino pré – escolar ao secundário da cidade.

Como Vereador do Ambiente, recordou a todos o orgulho que a autarquia possui em ter a Bandeira Verde desde 2007. Por isso, “ estamos no caminho independente da sustentabilidade ambiental”, afirmou.

A responsabilidade da apresentação dos temas e das atividades que compõem o Programa de Educação Ambiental para as escolas para este ano letivo (2016/2017), esteve a cargo de Cristina Marinho, do Eco-Espaço, que apresentou um total de 63 atividades previstas este ano no Programa de Educação Ambiental para toda a comunidade educativa e duas ações de formação em “Plantas Aromáticas” e “Horticultura Biológica”, destinadas a professores e educadores.

"Apresentação do Programa de Educação Ambiental 2016/2017, Programa Ecovalor da Valor Sul"
“Apresentação do Programa de Educação Ambiental 2016/2017, Programa Ecovalor da Valor Sul”

Ao longo do ano letivo, irão ainda decorrer os concursos, Separa e Ganha, e o Papel – Cartão, nas escolas participantes.

Dos treze temas que este ano fazem parte do Programa de Educação Ambiental, destacam-se novas e diversas atividades relacionadas com a importância das minhocas no ecossistema e a vermicompostagem, tais como, “À descoberta das minhocas”, “Minhocas – os arados do solo”, “As minhocas recicladoras”, e “Fantásticas Oligoquetas!”, subjacentes ao tema Resíduos, indicadas para alunos do 1.º ciclo, 2.º ciclo, até ao ensino secundário.

Para assinalar o Dia Mundial da Floresta (21 de Março), está proposta a realização de plantações nas escolas e uma visita aos Viveiros Municipais, e no Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de junho, será organizada a “Semana do Ambiente” com atividades lúdidas, jogos e experiências, que integram uma programação própria, desenvolvida pela autarquia.

Ainda antes do final da sessão, com a apresentação da “escola +”, de Diana Henriques da E-Nova, um novo projeto destinado à eficiência energética nas escolas, que será este ano alargado às escolas da Amadora, o Vereador Eduardo Rosa ainda refletiu com os professores e restantes presentes, a importância da consciência ambiental, “para que possamos deixar um planeta melhor aos nossos filhos e netos”.

 

Consulte aqui as fichas de inscrição para o pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º e 3.º ciclos e secundário e o Programa de Educação Ambiental para o ano letivo 2016/2017