O presidente da câmara municipal do Porto, Rui Moreira, cancelou a vinda a Sintra para debater a lei eleitoral, numa iniciativa do vereador Marco Almeida, na sequência de uma notícia que anunciava um eventual apoio do autarca ao vereador sintrense.

É a segunda vez que a vinda de Rui Moreira é cancelada e segundo apurou o SINTRA NOTÍCIAS, teve origem no profundo desagrado de Rui Moreira sobre um eventual apoio que seria anunciado, durante o debate, à candidatura de Marco Almeida à Câmara de Sintra em 2017.

O jornal Público escrevia está terça-feira que “o movimento Sintrenses com Marco Almeida informa que a sessão servirá para o presidente da Câmara do Porto expressar apoio a esta candidatura à Câmara de Sintra”. O envolvimento do presidente da Câmara do Porto no processo eleitoral de Sintra levou Rui Moreira a cancelar a vinda a Sintra.

[Atualizado às 17h00] – Em comunicado enviado esta tarde ao SINTRA NOTÍCIAS o cancelamento da conferência é justificado por Marco Almeida pelo agendamento para o próximo dia 21 de outubro da discussão, na Assembleia da República, em torno da lei eleitoral autárquica. “Impõe que se faça silêncio em torno desta matéria, permitindo aos partidos uma discussão serena, que possibilite às candidaturas independentes às eleições autárquicas concorrerem em menor desvantagem face às candidaturas partidárias”. Ainda segundo o comunicado “atendendo à expressiva adesão de pessoas, entendeu a coordenação do movimento manter a iniciativa, na qual contaremos com as presenças de Dr. Ribeiro e Castro, Eng. Carmona Rodrigues, Coronel Sousa e Castro e Dr. António Capucho”. O comunicado é assinado pelo vereador Marco Almeida e pelo presidente da Câmara Municipal do Porto.

PSD e CDS preparam coligação em Sintra com o nome “Sintrenses com Marco Almeida”

Vereadores | Marco AlmeidaO PSD e CDS-PP estão em negociações para apresentarem uma coligação, encabeçada pelo vereador Marco Almeida, para as eleições autárquicas de 2017.

Segundo apurou o SINTRA NOTÍCIAS, junto de fonte do CDS-PP, as negociações estão numa fase adianta faltando acertar alguns pormenores relativamente aos candidatos a algumas Juntas de Freguesia. No entanto há alguns aspetos já “fechados”. Marco Almeida não volta ao PSD e assume a sua condição de independente, há também um principio de acordo sobre a representatividade do CDS na lista de vereação.

Já esta terça-feira o atual vereador da autarquia sintrense, citado pela agência Lusa, confirmou que será candidato. “Eu serei candidato independente e a candidatura, seja em que modelo for, terá sempre a designação Sintrenses com Marco Almeida”, disse o antigo vice-presidente de Sintra que admite estar em negociações.

Também o responsável pela coordenação autárquica do PSD, Carlos Carreiras, admitiu recentemente numa entrevista à Antena 1 que Marco Almeida pode ser candidato desde que “seja integrado numa lista do PSD, indicado pelo PSD”. O coordenador autárquico do PSD reconheceu ainda que há um conjunto de matérias que ainda terão de ser negociadas, “juntas de freguesia, um conjunto de equipas”, mas sublinha que “não anteciparemos antes de 17 de outubro nenhuma candidatura” que admitiu poder acontecer num contexto de coligação com outros partidos.