A Galeria Municipal- Casa Mantero / Biblioteca Municipal de Sintra recebe a exposição de pintura “O Boi em visita-Hommage a Saki”, de Eugénia Rufino, de 15 de outubro a 18 de novembro.

A exposição “O Boi em visita-Hommage a Saki” de Eugénia Rufino surge da leitura de uma citação de Graham Greene em que este refere que:” Os melhores contos de Saki são inspirados pela infância, pelo humor e pela anarquia, tanto quanto pela crueldade e pela miséria da infância”.

A grande empatia com o autor britânico Saki (Hector Hugh Munro), mestre do conto, faz com que Eugénia Rufino lhe preste uma justa homenagem.

Mais do que um pequeno conto, The Stalled Ox, no texto original, este para além de nos falar sobre a vivência e convivência rural, é também uma profunda reflexão sobre o mundo da arte que se mantém atual.

Este conto gerou na artista – enquanto pintora e no seguimento do seu trabalho “comunidade global“ – um desafio para a criação de imagens com animais que não só ilustram os contos de Saki, mas que poderiam igualmente ilustrar memórias das gentes das comunidades rurais de qualquer parte do mundo.

Galeria Municipal- Casa Mantero
Rua Gomes de Amorim, n.º 12/14 – 2710-569 Sintra
Tel: 21 923 61 90