Limpeza e desobstrução do Rio Trancão

A Câmara de Mafra iniciou os trabalhos de limpeza e desobstrução do Rio Trancão. As obras inserem-se no plano de intervenção alargado a três anos, o qual contempla as 12 principais linhas de água do Concelho de Mafra, numa extensão total de cerca de 100 quilómetros.

As operações, desenvolvidas em colaboração com as Freguesias, pretendem minimizar as condições de ocorrências de cheias e o risco de propagação de incêndios, promover a saúde pública e facilitar o acesso e fruição dos espaços ribeirinhos pelos munícipes.

A ação consiste na retirada da vegetação invasora, das árvores caídas e de todo o tipo de detritos que possam criar obstáculos ao normal escoamento das águas e/ ou reduzir a sua capacidade de vazão. As plantas que tenham interesse ou estejam protegidas por lei serão preservadas, assim como a galeria ripícola, de forma a manter a sua estrutura e o seu papel de proteção das margens.

As linhas de água intervencionadas são Rio Lizandro, Rio Pequeno, Ribeira da Vidigueira, Ribeira do Casal Novo, Ribeira de Muchalforro, Ribeira de Cheleiros, Ribeira do Falcão, Rio Cuco, Rio Trancão, Rio Safarujo, Rio do Sobral e Ribeira de Pedrulhos.