Nomeação de Guterres é “excelente notícia para Portugal”

O Presidente da República considerou hoje “uma excelente notícia para Portugal” o acordo no Conselho de Segurança para propor António Guterres como próximo Secretário-geral das Nações Unidas, sublinhando que se trata da “vitória da competência e da transparência”.

“É uma excelente notícia para as Nações Unidas, porque é o melhor candidato para o cargo, é uma excelente notícia para Portugal, porque é um português de enorme valor a ocupar o lugar mais importante da mais importante organização internacional”, lê-se numa mensagem do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, divulgada no ‘site’ da Presidência da República.

Sublinhando que se trata da uma “vitória da competência e da transparência” e também “uma vitória de um consenso nacional, Marcelo Rebelo de Sousa recorda ainda o encontro que teve com Guterres em Nova Iorque há duas semanas.

“Quando estive em Nova Iorque há duas semanas, juntamente com Jorge Sampaio, António Guterres e Augusto Santos Silva, pudemos demonstrar a unidade nacional em torno deste objetivo e deste candidato”, refere o Presidente da República na mensagem.