A terceira edição do ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” prossegue este sábado, 8 de outubro, com um concerto de Vittorio Ghielmi, um dos maiores intérpretes atuais de viola da gamba.

Vittorio Ghielmi |  montesdeoca
Vittorio Ghielmi | montesdeoca

Acompanhado ao pianoforte por Florian Birsak, o músico italiano apresenta “O crepúsculo da viola da gamba”, às 21h30, na Sala da Música.

Organizado em parceria com o Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, o ciclo “Noites de Queluz” tem a direção artística de Massimo Mazzeo e propõe uma viagem pela música erudita que se ouviu na Europa entre o Barroco e o Romantismo.

Vittorio Ghielmi e Florian Birsak interpretam obras de Carl Friedrich Abel, um dos últimos expoentes da arte da viola da gamba, e também de Johann Christian Bach, Andreas Lidl, Muzio Clementi e Carl Philipp Emanuel Bach, este últimoprovavelmente a maior figura da música europeia nos estilos de transição que mediaram entre o Barroco tardio e o pleno Classicismo vienense.

Florian Birsak
Florian Birsak

“A viola da gamba tem um repertório tão vasto e importante, de tantos estilos diferentes, como poucos instrumentos têm. É sempre um ‘prato riquíssimo’ para o intérprete e para o público”, destaca Vittorio Ghielmi.

“As Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” prosseguem até 29 de outubro, no Palácio Nacional de Queluz, e contam com a participação de muitos dos mais conceituados intérpretes europeus especializados na música desta época. O ciclo integra a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que inclui também os “Serões Musicais no Palácio da Pena” e o ciclo “Reencontros – Memórias musicais de um Palácio”, no Palácio Nacional de Sintra.