A “Educação é fator de coesão territorial”, foi desta forma que a Presidente da Câmara da Amadora deu início à cerimónia de assinatura, com o Ministério da Educação, dos Acordos de Colaboração para a execução dos investimentos em treze escolas situadas nos municípios de Amadora, Alcobaça, Almada, Batalha, Figueira da Foz, Mealhada, Odivelas, Sardoal, Torres Novas e Torres Vedras, no âmbito do Portugal 2020.

Assumindo a educação como um dos pilares fundamentais de “desenvolvimento das cidades e, por consequência, do país”, assume que “a educação é uma missão que deve ser de todos”, pelo que “é fundamental envolver toda a comunidade”.

Para Carla Tavares, presidente da Câmara da Amadora, a assinatura destes acordos resulta no compromisso de "redução do abandono escolar e promoção do sucesso educativo"
Para Carla Tavares, presidente da Câmara da Amadora, a assinatura destes acordos resulta no compromisso de “redução do abandono escolar e promoção do sucesso educativo”

Para Carla Tavares, a assinatura destes acordos resulta no compromisso de “redução do abandono escolar e promoção do sucesso educativo”, crença corroborada pelo Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, ao assumir que a “qualificação dos portugueses, é um dos pilares reformadores do governo”.

Opinião partilhada pelo Ministro da Educação, para quem “este investimento não vai apenas beneficiar os alunos, mas também as suas famílias e, consequentemente, toda a comunidade”. Tiago Brandão Rodrigues foi igualmente perentório, ao afirmar que a educação é o “setor do Estado mais disseminado pelo território nacional”, esperando que “este investimento possa servir como fortalecimento do Serviço Nacional de Educação”.

No território da Amadora, serão intervencionadas as escolas EB 2/3 Roque Gameiro, EB 2/3 Miguel Torga, Secundária Mães D’Água e Secundária Sophia de Mello Breyner.

Presente na cerimónia, que terminou com a atuação da Orquestra Geração, esteve ainda a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão.