Os palhaços invadem Sintra – vem aí o Festival “HeartClown”

Movimento da Arte do Palhaço, de 24 de Setembro a 9 de Outubro, em Sintra

No contexto do seu Programa de Acolhimentos, o Chão de Oliva promove o Festival Heart Clown – Movimento da Arte do Palhaço, iniciativa que decorre de 24 de Setembro a 9 de Outubro, em Sintra.

Este encontro de palhaços, vindos de vários países, faz de Sintra um centro de partilha, formação, acção e divulgação de uma arte maior em toda a sua diversidade.

c3“Rir é mesmo o melhor remédio, faz bem ao coração”, diz Tânia Safaneta, a directora Artística do Festival. A programação integra espectáculos, sessões de meditação e conversa, e um workshop.c1

O “Workshop – Criação  Clown”, acontece de 24 a 30 de Setembro no MU.SA, e será ministrado por Célia Ruiz, fundadora e diretora da plataforma internacional criativa “Clown SoulW Oman”, Espanha, e terá Susana Cecílio como Assistente de Direcção.

É dirigido a actores e profissionais Clown adultos e pretende ser um encontro em que  a arte e a cura serão protagonistas, realizando um trabalho de abertura de bloqueios energéticos e emoções, bem como criação teatral  sobre emoções e “clown”, dramaturgia e escolha de estilos.

Culminará com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos a 30 de Setembro, pelas 21h30, na Casa de Teatro de Sintra, num “Cabaret” que promete surpreender.  

c2Os espectáculos, antecedidos por uma meditação conjunta guiada por Célia Silva Ramos, são próprios para maiores de três anos, e terão lugar na Casa de Teatro de Sintra (Chão de Oliva) e na Sociedade Recreativa da Assafora.

Programa 

O Chão de Oliva, para além do “Cabaret”, acolherá espectáculos de outros “Clowns” de mérito: Dia 01 de Outubro, de Portugal, “Chou”, por Diva Maria, às 16h00 e “Utopia” por Luna, às 21:30;

Dia 02 de Outubro, “Missão Impossível”, por Safaneta, às 16h00;

A Sociedade Filarmónica União Assaforense acolherá dia 9 de Outubro, “Julieta&Romeu”, do Brasil, por Kazoo (Fernando Terra) e Poças (Beto), às 16h00.