Foto | Guarda Prisional SNCGP - arquivo

A festa no interior do Estabelecimento Prisional de Sintra, protagonizada por alguns reclusos que filmaram a “celebração com pizzas, drogas e álcool em junho”, provocou duas baixas, que passam pelo afastamento da diretora, Teresa Melo, – sendo substituída por João Manuel Couto Guimas, – e agora, pela transferência do chefe dos guardas-prisionais, Arménio Lourenço.

De acordo com fonte oficial da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), a substituição da diretora Teresa Melo “integra um processo normal de nomeação de dirigentes em regime de comissão de serviço por três anos” e ocorreu na mesma altura em que mudaram os diretores de várias cadeias do País .

Já a saída do chefe Arménio Lourenço, adianta o jornal Correio da Manhã, está diretamente relacionada com a festa e com as críticas dos guardas ao comportamento do responsável.

a festa na cadeia de Sintra, está a ser investigada pelo Serviço de Auditoria e Inspeção

Fonte sindical adiantou que a DGRSP recebeu pelo menos dez queixas, contra o chefe Arménio Lourenço nos últimos anos, esclarecendo que o responsável, “no âmbito de um movimento de chefias que a guarda prisional está a iniciar” e que “este elemento foi afetado aos Serviços Centrais”.

Refira-se que a festa na cadeia de Sintra, que mostra reclusos a celebrar a chegada de um criminoso conhecido, está a ser investigada pelo Serviço de Auditoria e Inspeção.