O município de Sintra vai adquirir a Quinta Mont Fleuri, situada junto à Estrada da Pena, exercendo o direito de preferência pelo valor de 2,8 milhões de euros, segundo uma proposta apresentada por Basilio Horta, presidente da Câmara de Sintra e que foi aprovada em reunião de executivo e que segue agora para a Assembleia Municipal e Tribunal de contas.

A Quinta Mont Fleuri, propriedade da família de Jorge de Mello, com a área total de 7.491 metros quadrados (m2), possui um palacete de finais do século XIX, dentro da zona classificada património mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Segundo Basílio Horta, o imóvel “possibilita várias coisas, com um jardim de 8.000 m2, que pode ligar através de uma ponte ao Parque das Merendas, fazendo uma disponibilização e a fruição para os sintrenses do coração da sua vila”.

A quinta possui uma “casa principal” de três pisos, uma “casa secundária” e um estúdio construído em pinho finlandês, “sobre uns arcos datados do século XVIII”, na proximidade da Quinta da Regaleira, também propriedade municipal.

O proprietário informou a autarquia da venda do imóvel por 2,8 milhões de euros, para eventual exercício do direito de preferência, valor abaixo da “avaliação realizada pela Divisão de Gestão do Património Imóvel no valor de 3,1 milhões de euros”, lê-se na proposta levada ao executivo.

No documento refere-se que o imóvel esteve à venda por cinco milhões de euros e, recentemente, por quatro milhões de euros.

Segundo Basílio Horta, a aquisição do imóvel “será realizada nos mesmos termos do contrato celebrado entre os particulares e comunicado ao município” e, na impossibilidade de convocar antes o executivo, o autarca propôs a ratificação do seu “ato de exercício do direito legal de preferência, concretizado no dia 23 do corrente mês”.

Refira-se que o executivo aprovou a aquisição do imóvel por 2,8 milhões de euros, com votos favoráveis do PS e PSD e abstenção dos eleitos do movimento Sintrenses com Marco Almeida.