Nova fase de recuperação das fachadas do exterior do Palácio Nacional de Queluz

A Parques de Sintra iniciou uma nova fase de intervenção no Palácio Nacional de Queluz, com a recuperação das fachadas viradas para o exterior, entre o Pavilhão D. Maria e o antigo Jardim dos Embrechados, pátios interiores e muros.

Este projeto representa um investimento total de cerca de 660 mil euros e faz parte do programa de projetos de recuperação dos Jardins e Palácio Nacional de Queluz, que em 2015 incluiu também o restauro das cantarias, caixilharias e rebocos das fachadas sobre os Jardins superiores e a recuperação das coberturas da Sala de Jantar e do Pavilhão Robillion.

O restauro destas fachadas viradas para o exterior entre o Pavilhão D. Maria e o antigo Jardim dos Embrechados pretende, assim, completar o trabalho executado em 2015 nas fachadas sobre os Jardins superiores, para que o Palácio Nacional de Queluz fique azul na sua totalidade.

Os trabalhos nas fachadas incidem na execução de novos rebocos de cal e areia, na aplicação de caiação tradicional com base em pigmentos inorgânicos, na reposição das molduras em argamassa a imitar pedra, na limpeza da cantaria, no refechamento de juntas e preenchimento de lacunas das pedras.

Os elementos de fixação da cantaria e restantes serralharias também serão revistos e os elementos de madeira e as caixilharias dos vãos recuperados.