Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, inaugurou esta sexta-feira o Parque Infantil Jardim dos Campos Verdes, no Barrunchal, em Manique, e assinalou o início da obra do novo parque urbano de Monte Abraão, na Ramada Curto, que vai servir, na sua zona de influência, mais de 5 mil pessoas.

O autarca afirmou, na inauguração do novo espaço no Barrunchal, que considera “uma mais-valia fazer este tipo de investimentos, neste bairro, que são onde as coisas são precisas, e faz deste parque um centro de convívio para a população local”.

A obra no Barrunchal, um investimento de cerca de 140 mil euros, consistiu na criação de área de recreio infantil no centro do jardim com espaço de estadia e convívios associados; áreas de atividades dinâmicas; espaço de estadia associado a zona verde; árvores de alinhamento interno e externo e de enquadramento; zonas de circulação pedonal que interligam as diversas plataformas do jardim, estacionamento na Travessa das Carolinas e circuito com aparelhos de manutenção física. O presidente da União das Freguesias de Sintra, Fernando Pereira, marcou presença na inauguração.

Já em Monte Abraão, o parque urbano da Rua Ramada Curto, terá uma área de 6 mil e 600 metros quadrados num valor de investimento de 272 mil euros e estará concluído dentro de 4 meses.

Projeto do novo Parque

Este novo espaço, que no seu raio de influência (500 metros) serve mais de 5 mil pessoas, vai qualificar o espaço público integrando-o na malha urbana, permitindo a melhoria das condições de acessibilidade pedonal e viária.

“Esta obra significa dar às famílias um espaço de lazer com zonas verdes e espaços organizados de estacionamento. As pessoas vão poder usufruir deste local que é uma mais-valia para a comunidade e um investimento na qualidade de vida dos nossos munícipes”, afirmou Basílio Horta, na presença de Pedro Brás, presidente da Junta de Massamá/Monte Abraão.

O parque será para usufruto de toda a população local, organizando-se em três espaços distintos, mas conectados entre si.

O novo espaço terá zonas verdes de enquadramento e proteção com maciços arbustivos e árvores, criando-se um espaço verde contínuo de recreio e lazer numa área rodeada por prédios.

Está previsto um plateaux central com equipamentos, composta por uma praceta para idosos e adultos (com área de estadia e aparelhos de ginástica), parque infantil e campo de jogos para crianças.

A obra inclui também percursos e acessos, contemplando percursos internos e passeios periféricos. Nos espaços envolventes serão executados parqueamentos automóveis, beneficiando grandemente não só os moradores, mas também facilitando o parqueamento a utilizadores que eventualmente venham de mais longe para usufruir deste parque.

Os trabalhos irão contemplar igualmente colunas de iluminação e implementação de sinalização vertical e horizontal.