Vencedor da segunda edição do Prémio Paula Rego conhecido hoje

O vencedor da segunda edição do Prémio Paula Rego é anunciado esta quinta-feira, 23 de novembro, às 19h00, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais. Na cerimónia será lançado o catálogo dos desenhos finalistas, em exposição na Casa das Histórias até 8 de janeiro.

O prémio, lançado por Paula Rego, visa incentivar os estudantes de licenciatura e mestrado da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), expondo e premiando o seu talento para contar uma história pessoal através do desenho.

“Ter ganho o Prémio de Verão da Slade [UCL Slade School of Fine Art, escola de artes londrina que Paula Rego frequenta entre 1952-1956] , em 1954, com a minha pintura Under Milk Wood, e sendo esta tão diferente daquilo que era ensinado na Slade, é uma das coisas de que mais me orgulho, pelo quanto me incentivou a acreditar que estava no bom caminho”, salienta Paula Rego, numa referência ao prémio que lhe deu a confiança necessária para continuar a pintar num contexto que não lhe era favorável, por ser mulher e por não ser britânica. Foi ao recordar o seu impacto que decidiu instituir, no museu dedicado à sua obra, o Prémio Paula Rego.

A mostra, que integra a programação do Bairro dos Museus de Cascais, é garantida pela Câmara Municipal de Cascais, através da Fundação Dom Luís I, que celebrou um protocolo com a Faculdade de Belas Artes para a realização de três edições anuais da exposição e do prémio, podendo no futuro alargar-se a outras escolas.