As nove corporações de bombeiros de Sintra vão receber novas viaturas, equipamentos de proteção individual e câmaras portáteis de deteção térmica para combate a incêndios, até dois milhões de euros, segundo uma proposta aprovada nesta terça-feira, pela autarquia, em reunião de executivo.

De acordo com o protocolo, vão ser disponibilizados aos bombeiros do concelho de Sintra, até dois milhões de euros, dos quais 1,9 milhões serão suportados pela sociedade Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML), enquanto a câmara e a fundação Cultursintra, assumem 50 mil euros cada.

Esta verba destina-se ao apoio de aquisição de viaturas de combate a incêndios (auto tanques com capacidade até 3.500 litros), câmaras portáteis de deteção térmica para combate a incêndios e equipamentos de proteção individual para as nove associações de bombeiros de Sintra.

Basílio Horta refere que esta é “uma proposta muito importante, pois nós temos com os nossos bombeiros uma relação não só de palavras, mas que é feita de atos, feita de apoios e nunca é demais realçar a estreita colaboração entre a câmara e a Parques de Sintra, e esta dádiva aos bombeiros é uma expressão desse excelente trabalho.”

Para o presidente da Câmara de Sintra, a verba será aplicada na aquisição de “um autotanque de 3.500 litros para cada uma das corporações, que custarão 1,4 milhões de euros” e em “casacos resistentes ao fogo”, no total 540 mil euros.

O autarca acrescentou que vão ser também compradas “câmaras térmicas que permitem visualizar eventuais vítimas” ameaçadas por incêndios, rodeadas de fumo, no montante de cerca de 60 mil euros.

Numa nota dos serviços camarários, o vereador da Proteção Civil, Domingos Quintas, considera que a aquisição das viaturas é justificada por muitos dos veículos de combate a incêndios carecerem de substituição atendendo à idade, quilometragem e surgimento de tecnologias mais eficientes.

“As câmaras térmicas permitirão salvar vidas em caso de sinistro”, sublinha-se no documento, que aponta ainda a vantagem dos equipamentos individuais de proteção para “intervenção em ambientes hostis, designadamente ao fumo, fogo e altas temperaturas”.

O protocolo vai ser assinado com as corporações de bombeiros de Agualva-Cacém, Algueirão-Mem Martins, Almoçageme, Belas, Colares, Montelavar, Queluz, São Pedro e Sintra.

Fotografia: DR CMS / Pedro Tomé