Os problemas na recolha do lixo em Queluz estão a indignar os moradores da cidade. As multas ao operador privado já ultrapassam os 200 mil euros e a autarquia exige “responsabilidade” até ao último dia do contrato, que termina no final deste ano.

Nas redes sociais surgem sucessivamente imagens e protestos devido ao lixo pelas ruas da cidade de Queluz. “Deixo o testemunho de um domingo do terceiro mundo”, revela um desses testemunhos que denuncia lixo em redor do contentores “uma vez mais, na Rua Francisco Franco, nas traseiras da Miguel Bombarda, em Queluz”. “Passeio tornado lixeira onde só de máscara e de galochas se pode aproximar dos contentores”. O mesmo deixa a esperança que, “na segunda-feira passem lá com o EcoCar para lavarem e apanharem o que sobrar da imundície”.

Lixo na cidade de Queluz denunciado nas redes sociais | DR Marta Rocha

O município de Sintra está a preparar a transição do sistema de recolha de lixo nas cidades de Queluz e Agualva-Cacém até ao final deste ano. A empresa privada SUMA deixa de fazer assim a recolha do lixo e passa a autarquia a assumir essa responsabilidade, mas nos últimos meses, na cidade de Queluz, os problemas estão aumentar.

A decisão já tinha sido tomada em 2016 quando a atual câmara decidiu não avançar para a recolha e transporte de resíduos urbanos, por privados, em algumas freguesias do município. O valor-base do contrato era de 7,9 milhões de euros.

Numa proposta apresentada ao executivo, em março, o presidente da autarquia, Basílio Horta, considerou que os pressupostos para a contratação dos serviços “se encontram desajustados com a realidade das necessidades do município” e que, por isso, deve ser extinto o concurso.

A SUMA vai assim deixar, até ao final deste ano, de fazer a recolha do lixo. “O processo de transição está a decorrer com problemas e a empresa já tem multas num valor superior a 200 mil euros por incumprimento do contrato de rescolha”, revelou fonte da autarquia ao SINTRA NOTÍCIAS. “A empresa da Mota Engil é uma importante empresa nacional e tem de assumir, na totalidade, as suas responsabilidades até ao fim do contrato, acima de tudo quando estamos a falar de questões relacionadas com a higiene e saúde pública”, revelou a mesma fonte.

O concelho de Sintra passará assim, logo no início de 2018, a ter um sistema único, do setor público, de recolha de lixo.