A Parques de Sintra recebeu esta quarta-feira, 9 de novembro, às 10h30, pela primeira vez num só ano, a entrada do “visitante 3 milhões”. O momento histórico foi assinalado no Palácio Nacional de Queluz, com a presença de colaboradores da empresa e também de alguns turistas.

O visitante, de nacionalidade brasileira, integrado num grupo da agência Cityrama, foi recebido com uma festa surpresa que envolveu charamelas, confetes e muita animação, e ainda bolo e espumante distribuídos por todos os presentes. “Foi tudo inesperado, não esperava esta festa, esta grande festa, e estou muito grato por este momento”, agradeceu Ricardo Cabral, 52 anos. O residente em Copacabana, no Rio de Janeiro, tem ascendência lusa, e está pela primeira vez de visita a Portugal.

O “visitante 3 milhões” reporta-se à totalidade de entradas nas áreas sob gestão da Parques de Sintra em 2017 e reflete o crescimento continuado registado nos últimos anos, crescimento este que, até ao momento, se traduz já num aumento de 22,3% de visitas relativamente ao período homólogo de 2016.

Manuel Baptista, presidente do Conselho da Administração da Parques de Sintra, destacou o trabalho realizado pela empresa “na conservação do conjunto dos monumentos e no contínuo melhoramento das condições de acolhimento dos visitantes em todos os polos”, o que se reflete num “crescimento sustentado de visitantes”. O administrador mostrou-se também muito satisfeito com a coincidência de o “visitante 3 milhões” ser brasileiro, dada a ligação que estes têm ao Palácio Nacional de Queluz. “Não nos podemos esquecer que o primeiro imperador do Brasil, D. Pedro I (D. Pedro IV de Portugal) nasceu e morreu no Palácio de Queluz”, lembrou.

Manuel Baptista sublinhou ainda o facto de o monumento, na sequência da campanha de obras de conservação e restauro levada a cabo nos últimos anos, ser um dos polos que maior crescimento registou no número de entradas em 2017.

Sintra Notícias com Parques de Sintra Monte da Lua
Fotografia: Foto | Luis Duarte – PSML