ATUALIZADO ÀS 18H

A Direção-geral de Saúde confirmou esta tarde o diagnóstico de 18 casos da doença dos legionários no Hospital S. Francisco Xavier em Lisboa. Os primeiros oito casos da doença dos legionários foram diagnosticados esta sexta-feira.

Peritos reuniram-se para avaliar a situação e encontrar resposta para o problema, acrescentou a DGS.

“Foram diagnosticados, no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Hospital S. Francisco Xavier, oito casos de doença dos legionários”, refere o primeiro comunicado da Direção-Geral de Saúde (DGS), assinado pela diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, está sexta-feira.

O documento adianta que peritos da DGS, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Ocidental e Oeiras, em articulação com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, “reuniram-se para avaliar a situação e definir a resposta adequada ao controlo do surto”.

Esta resposta abrange o diagnóstico e tratamento dos doentes, o reforço da vigilância epidemiológica, o reforço da vigilância ambiental e a implementação das medidas necessárias para interromper a transmissão.

“As entidades envolvidas continuam a acompanhar a evolução da situação que será atualizada quando necessário”, acrescenta a informação.