O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, vão visitar esta sexta-feira, dia 27 de outubro, as obras de requalificação em curso da Estrada Nacional (EN) 117, via que liga o Pendão e Belas, na União de Freguesias de Queluz e Belas.

“Uma intervenção que tem como principal objetivo a melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária no concelho de Sintra”, explica a IP – Infraestruturas de Portugal em comunicado, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

O documento acrescenta que o projeto de execução da obra de 12 meses, “foi desenvolvido em estreita colaboração com a autarquia de Sintra” e garante que, “a concretização desta intervenção irá criar melhores condições de mobilidade e segurança para os milhares de utilizadores, automobilistas, ciclistas e peões, que diariamente circulam neste troço da EN117 no concelho de em Sintra”.

 

“Obra prioritária”

Recorde-se que em fevereiro de 2014, na sequência da iniciativa “Presidência Aberta” o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, acompanhado pela presidente da União de Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves, classificou a “obra prioritária”.

Em 2016, Basílio Horta, na apresentação do projeto de obra na Biblioteca de Queluz, lembrou que “o início da obra significa o fim de um longo caminho de diálogo entre a Câmara, o governo e a Infraestruturas de Portugal”.

Além da estrada, toda a zona está sofrer uma profunda mudança.  Conta com uma ciclovia, construção de passeios, demolição de vários edifícios, iluminação pública e um novo pavimento betuminoso, prometem acabar com uma situação que se arrasta há décadas e desqualifica esta importante ligação entre Queluz e Belas.

O projeto de requalificação daquele troço tem o valor na ordem dos 2,4 milhões de euros.

Apesar de as Infraestruturas de Portugal (IP) desenvolverem o projeto, o município de Sintra investe cerca de um milhão de euros [50% do investimento] em obras de construção de passeios e da ciclovia, que têm o custo inicial estimado de 82 mil euros, e obras de substituição da conduta de abastecimento de água e respetivos ramais.