Ian Ross, um artista da Califórnia (EUA), de 38 anos, de passagem pela praia das Azenhas do Mar, (Sintra) não resistiu à tentação de se expressar da forma que melhor sabe: arte na areia.

Munido de ancinhos e uma bicicleta, o artista trabalha rapidamente durante a maré baixa, criando intrincados desenhos sobre a areia húmida. O mais recente trabalho foi na Praia das Azenhas do Mar, na passada quinta-feira e o resultado foi surpreendente, apesar de ter passado quase despercebido, como o SINTRA NOTÍCIAS noticiou.

Photo: Gabrielle Lurie, The Chronicle

“Ultimamente tenho trabalhado em algumas obras de arte, peças duram apenas algumas horas, desaparecendo com o retorno da maré”, escreve Ian Ross na sua página pessoal no facebook, explicando que as suas obras pretendem “honrar e elogiar o nosso precioso ambiente natural”, isto é, “chamar a atenção para a beleza da natureza”, que tema estar “em risco”. “O meu amor pela natureza inspira todo o meu trabalho”.

A arte na areia, durante a maré baixa, é surpreendente, pela beleza mas também por acontecer em locais inesperados, como as Azenhas do Mar. Aliás, essa é uma das “forças motrizes” para o artista, que em alguns casos, cria desenhos em grande escala, que chegam a demorar horas a concluir.

Ian Ross em viagem pelo mundo, fica o registo de um pedacinho da sua marca nas  Azenhas do Mar, um ponto de passagem obrigatória, pela beleza e pelo encanto de um lugar mágico, classificado como uma das “7 Maravilhas de Portugal”.