Fernando Pereira tomou posse, este domingo, como presidente da Junta da União das Freguesias de Sintra assumindo que “conta com todos” para o novo mandato.

O auditório da Escola Secundária de Santa Maria foi pequeno para as mais de duas centenas de pessoas que assistiram à tomada de posse dos eleitos da assembleia de freguesia. Fernando Pereira garantiu, durante a sua intervenção, que serão procurados consensos com todos, “de Janas ao Barrunchal todos serão tratados por igual”.

O autarca considera que a freguesia, com realidades territoriais tão diferentes, exige soluções adequadas a cada local. Ruas limpas e espaços verdes requalificados estão entre as prioridades do novo presidente, que assegurou que irá adoptar boas práticas ecológicas e eliminação de barreiras arquitetónicas no espaço público.

Fernando Pereira defendeu a importância de algumas intervenções no espaço público, nomeadamente uma via pedonal entre Lourel e Cabriz, favorecendo ligação à Quinta da Ribafria. O autarca garantiu ainda que “a freguesia apoiará associações e jovens com iniciativas empreendedoras, incentivando o dinamismo local”. O apoio social está também nas prioridades da junta, tendo como referência “o projeto Sintra Inclui dinamizado pela Câmara Municipal Sintra”.

Mais de duas centenas de pessoas assistiram à tomada de posse dos eleitos da União de Freguesias de Sintra

O novo presidente de Junta da freguesia, que tem grande parte da área de Património Cultural da Humanidade, defendeu a importância do turismo para economia, mas sublinhou que os direitos dos residentes não podem ser prejudicados. Fernando Pereira assegurou que a junta será interlocutor dos fregueses junto da Câmara Municipal, da empresa Parques de Sintra Monte da Lua e o Parque Natural.

Fernando Pereira terminou agradecendo o empenho do presidente cessante, Eduardo Casinhas, realçando a importância do trabalho com todos.