Os bombeiros voluntários de Queluz, este domingo, passaram a ter três novas ambulâncias disponíveis para o socorro e transporte de doentes.

Das três ambulâncias, duas destinam-se ao transporte de doentes e a terceira, que resultou de um protocolo entre os bombeiros e a autarquia sintrense, é de socorro e emergência. A ambulância de socorro é a primeira entregue aos bombeiros que resulta deste protocolo. A Câmara Municipal de Sintra e as nove Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho assinaram, em maio deste ano, o protocolo para o apoio à aquisição de ambulâncias.

O protocolo, de cerca de meio milhão de euros, 56 mil euros por corporação, garante o apoio à aquisição de uma ambulância de socorro por corporação.

O presidente da direcção dos bombeiros de Queluz considerou que esta era uma medida essencial para reforçar as “condições de meios operacionais”, e desta forma garantir a “proteção e socorro a toda a comunidade da cidade de Queluz”. Ramiro Ramos sublinhou o investimento de cerca de 95 mil euros nas duas ambulâncias de transporte e destacou a importância do apoio da Câmara Municipal que permitiu, “uma nova ambulância de socorro”.

Câmara de Sintra entregou a primeira das ambulâncias previstas para as nove corporações de bombeiros do concelho de Sintra

O presidente da Câmara Municipal de Sintra sublinhou o empenho da autarquia para o “reforço da capacidade operacional das nossas corporações de bombeiros”. Basílio Horta abordou depois, na cerimónia do 96º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Queluz que se realizou de seguida, a tragédia que assolou o país com os fogos deste verão.

Em 2017 o município já tinha atribuído um subsídio de 1 milhão e 150 mil euros, às nove associações de bombeiros do concelho, destinado à ampliação e manutenção de instalações e infraestruturas, à gestão corrente, gestão logística e administrativa da corporação, à aquisição e reparação de veículos de prevenção, socorro, combate a incêndios e salvamentos, de outro equipamento operacional e de proteção individual, bem como a ações de informação e formação.