O reeleito presidente da Junta de Freguesia de Massamá/Monte Abrão quer reforçar a valorização da comunidade assente nas pessoas, na economia local e no território.

Pedro Brás assumiu, esta sexta-feira durante o seu discurso de tomada de posse no auditório da igreja de Massamá,  que o novo executivo da freguesia terá “uma postura de seriedade e de elevado sentido de serviço público”.

O autarca pretende “agora, que passaram 4 anos, e que temos a casa arrumada é tempo de reforçar a valorização da comunidade assente nas pessoas, na economia local e no território”.

O presidente da junta defendeu, perante uma plateia de cerca de 3 centenas de pessoas, que “uma comunidade é viva quando as suas associações e instituições civis, religiosas e militares têm vida, e por isso, a vossa presença constitui um estímulo e reforça a nossa certeza de que uma governação partilhada e em rede resulta num benefício claro para a comunidade onde estamos inseridos”, destacou.

“Acreditamos, de forma convicta, que os territórios só se transformam nas mais diferentes dimensões, com o envolvimento dos cidadãos nas decisões da sua própria comunidade”, sublinhou, elogiando o movimento associativo onde encontrou a “disponibilidade para a mudança e promoção de projetos”.

O autarca pretende “uma comunidade mais envolvente através da promoção de espaços de reflexão e diálogo entre os cidadãos”, e “socialmente mais responsável”.

Pedro Brás destacou durante a sua intervenção a importância de duas obras concretas, da responsabilidade da autarquia sintrense, que aguardam a conclusão: A construção do parque recreativo e de lazer da Ramada Curto e o reinício das obras de requalificação do Bairro 1º Maio. “Estes foram dois projetos que por razões de natureza administrativa, não foram possíveis de concretizar no mandato passado”.

Para o futuro, Pedro Brás destacou ainda o projecto de construção do primeiro parque inclusivo do concelho e ainda o parque urbano de Monte Abraão, bem próximo do Eixo Verde e Azul que requalificará o rio Jamor até à foz.

O autarca assumiu também a vontade “de ver reforçado o quadro de competências da junta de freguesia em linha com aquele que é o sentimento generalizado de que poder local governa e gere melhor que o poder central”. Pedro Brás considerou que, “este será certamente o ciclo da descentralização e cá estaremos para contribuir para um futuro e uma transformação sustentável do território”.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, esteve presente na cerimónia que deu posse aos novos órgãos autárquicos na freguesia de Massamá/Monte Abraão.