Mais de 30 incêndios de “grande complexidade” continuam esta noite ativos no país e estão a ser combatidos por mais de 6 mil operacionais, apoiados por 1600 viaturas, segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

No segundo ‘briefing’ à comunicação social de hoje, que ocorreu pelas 22h00, a adjunta de operações nacional, Patrícia Gaspar, disse que ainda estavam 108 fogos ativos e, desses, 33 eram de “importância elevada”, pela sua duração, pelos meios que concentram e “pela complexidade no terreno”.

Segundo a responsável, estes incêndios importantes “concentram-se nos distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Viseu, e estas são apenas as [ocorrências] que concentram mais meios e mais atenção por parte de todas as autoridades”.

Durante o dia de hoje, foram registados já 443 incêndios, sendo que os distritos mais afetados são Aveiro (com 56 fogos), Braga (com 38), Coimbra (com 25) e Porto (com 120 incêndios) e Viseu (com 36).

Pelo menos três fogos ultrapassaram fronteiras municipais e distritais: o da Figueira da Foz (distrito de Coimbra) entrou em Mira (Aveiro), o da Lousã (Coimbra) passou para o distrito de Viseu e o de Seia está a lavrar já no concelho vizinho de Gouveia.

Em Mafra um incêndio de duas frentes continua ativo, em Santo Isidoro e Vila Franca do Rosário