Um sapador florestal sofreu domingo queimaduras no incêndio na freguesia da Enxara/Gradil/Vila Franca do Rosário, concelho de Mafra, onde foi ativado o Plano Municipal da Proteção Civil, disse fonte oficial da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

A adjunta de operações da ANPC, Patrícia Gaspar, afirmou à agência Lusa que um sapador florestal sofreu queimaduras neste fogo, sem precisar a gravidade. Também nesta zona, foram retiradas por precaução 80 pessoas de um casamento cuja festa decorria na Quinta do Casal Novo.

O incêndio está a ser combatido por 95 operacionais, apoiados por 27 veículos.

Outro incêndio lavra em Santo Isidoro e Encarnação, freguesias do mesmo concelho, donde foram retiradas meia dúzia de pessoas da localidade de Marvão para instalações cedidas pela junta de freguesia.

No combate ao fogo, estão 186 operacionais e 60 veículos.

Um terceiro fogo lavra em Jeromelo, freguesia do Milharado, com duas frentes ativas e com 102 operacionais e 28 veículos no local.

O vice-presidente da Câmara de Mafra, Joaquim Sadinha, afirmou à agência Lusa que os dois últimos fogos causam “maior preocupação porque, em função da direção do vento, podem vir a juntar-se, haver projeções e entrar na Tapada Nacional de Mafra”, que foi devastada pelos incêndios de 2003.

Face à dispersão de incêndios no concelho, foi ativado o Plano Municipal da Proteção Civil.