Incêndios: 27 mortos confirmados avança Proteção Civil

(Notícia atualizada às 11h28)

Em 510 incêndios florestais, há 27 mortes confirmadas, de acordo com a informação adiantada esta manhã pela Proteção Civil.

Em comunicado aos jornalistas, Patrícia Gaspar, porta-voz da Proteção Civil avança que os incêndios que deflagraram durante o fim de semana em território nacional tiraram a vida a 27 pessoas e 51 ficaram feridas na Guarda, em Coimbra, em Viseu e em Castelo Branco, sublinhando que “estes não são números finais”.

Segundo esta responsável, “a excecionalidade que vivemos no domingo ainda se estende durante o dia de hoje”, sublinhando que em dois dias “atingimos 5424 ocorrências e desde a meia noite de hoje são já 110 os incêndios registados”.

Recorde-se que das vítimas mortais, quatro registaram-se em Vouzela, duas em Santa Comba Dão e uma em Nelas, no distrito de Viseu, mais duas pessoas em Penacova, distrito de Coimbra, uma na Sertã, no distrito de Castelo Branco, e duas em Oliveira do Hospital.

Foi acionada a linha telefónica 800 246 246 para responder aos pedidos de informação das populações sobre situações resultantes dos incêndios, como evacuações ou vias cortadas.

A Segurança Social abriu mais de 20 postos de apoio social de emergência em diversas localidades para prestar apoio às populações afetadas pelos incêndios.