Poluição do ar excede limites na avenida de Liberdade em Lisboa

Avenida da Liberdade, Lisboa

A avenida da Liberdade, em Lisboa, registou na terça e quarta-feira valores superiores aos permitidos de dois poluentes, revela a Zero, que defende a necessidade de avisar a população, e de medidas preventivas, como restringir o trânsito.

Nesses dois dias, “ocorreram 12 excedências do valor máximo permitido”, disse à agência Lusa, Carla Graça, da Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero, acrescentando que “por lei só são permitidas, por ano, 18 excedências [de partículas inaláveis] e, neste momento, já estamos nas 20”.

Sete excedências aconteceram na quarta-feira e cinco na terça-feira, ou seja, “dois terços das excedências permitidas por ano [aconteceram] em dois dias”, alertou.

Também os valores de óxido de azoto, calculados com base na média observada ao longo do ano, “até agora já excedem em muito o valor permitido médio e dificilmente recuperaremos o défice que existe” até final de dezembro, explicou a ambientalista.

Em termos de qualidade do ar, estes dois parâmetros – as partículas inaláveis e os óxidos de azoto – “são críticos para a saúde humana”, resumiu Carla Graça.

Para a Zero, “é necessário, além dos avisos à população – que não estão a acontecer -, tomar medidas de emergência e até preventivas”, para tentar, pelo menos, diminuir o impacto do tráfego automóvel na qualidade do ar.

As condições climatéricas excecionais, com vento fraco, temperaturas elevadas, pouca dispersão de poluentes, e mais o tráfego, levam a “uma concentração de poluentes e não há condições para a dispersão”, especificou Carla Graça.

A ambientalista defendeu que “isto era previsível até pelas próprias indicações do instituto de meteorologia [Instituto Português do Mar e Atmosfera – IPMA] que já previa as condições atmosféricas”.

Entre as medidas de emergência que a Zero defende estão a proibição de circulação e de estacionamento de automóveis em determinadas zonas, a disponibilização gratuita de transportes públicos ou a redução obrigatória de velocidade em zonas alargadas.

Carla Graça recordou que a situação se verificou na estação de monitorização da avenida da Liberdade, em Lisboa, “uma zona bastante bem servida de transportes coletivos”.

A Zero considera, assim, que Lisboa e Porto, à semelhança de outras cidades europeias, como Madrid, Paris ou Bruxelas, com episódios de poluição semelhantes aos verificados nos últimos dias em Portugal, devem ter um plano de emergência, a ser ativado com a brevidade possível.

O dióxido de azoto, em concentrações elevadas, pode causar irritação dos olhos e garganta, afetar as vias respiratórias, provocando diminuição da capacidade respiratória, dores no peito, edema pulmonar e danos no sistema nervoso central e nos tecidos, afetando principalmente as crianças, os asmáticos e os indivíduos com bronquites crónicas.

As autoridades alertaram, através da Direção-Geral da Saúde (DGS), para “uma persistência das condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão dos poluentes, nos próximos dias, com efeitos adversos na qualidade do ar, e a ocorrência de eventos naturais de partículas nas regiões do Alentejo e Algarve”.

Lusa