Os custos da manutenção e reparação de habitação na Área Metropolitana de Lisboa aumentaram 4,6% este mês agosto face ao mesmo mês do ano anterior.

O índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, registou um aumento homólogo de 2,5% em agosto em Portugal continental. Já a taxa de variação do índice da componente Produtos desceu 0,6% face ao mês anterior, para -0,2%, enquanto a componente Serviços subiu 0,1% face a julho, para 3,4%.

Por regiões, em agosto, só o Alentejo e o Algarve registaram uma descida homóloga nos preços da manutenção e reparação regular da habitação: 0,1% nos dois casos. Em todas as restantes regiões do continente verificaram-se aumentos, “sendo a variação mais elevada observada na Área Metropolitana de Lisboa (4,8%)”.

Os dados são do Instituto de Estatísticas (INE) e revelam ainda que em Portugal continental o aumento do custo da construção de habitação nova foi de 1,6% no mesmo período, uma subida homóloga superior à registada em julho (0,1%). Esta aceleração do índice de custos de construção de habitação nova foi determinada pela componente materiais, que teve um aumento homólogo de 0,8% em agosto. Já a variação da mão de obra se manteve em 2,1%.