Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim contaram com um "cascalense" que subiu ao pódio: Coronel Domingos António de Souza Coutinho | Imagem: CMC

O Coronel Domingos António de Souza Coutinho, um “cascalense”, foi medalha de bronze nas Olimpíadas de 1936 em Berlim, com a equipa de saltos. Esse feito foi agora, 81 anos depois, recordado e homenageado pelo Regimento de Lanceiros, em Lisboa, ao qual ele pertencia e cujo quartel foi recentemente transferido da Ajuda para a Amadora.

Montando o cavalo Merle Blanc, conquistou a medalha de bronze com a equipa de saltos, formada ainda pelos tenentes Luís Mena e Silva e José Beltrão, provas que o Coronel acabaria por registar num filme que gravou.

O seu neto, Guilherme de Sousa Coutinho, recorda que “Manuel Possolo era um grande amigo” do seu avô e decidiu mandar construir o hipódromo com o seu nome, em Cascais, para permitir que esta equipa se preparasse para os Jogos Olímpicos de 1936.

Para além de Berlim, Domingos de Souza Coutinho participou nos Jogos Olímpicos de Helsínquia (1952), Roma (1960) em Tóquio como chefe da delegação (1972) e em Montreal (1976). O atleta era pretendente ao título de 4º Marquês do Funchal.