Amadora “cidade amiga dos idosos”

Pacto Local para o Envelhecimento Sustentável com o Município da Amadora

O município da Amadora quer tornar a Cidade, mais amiga da população sénior, e vai avançar com o Plano Estratégico de Envelhecimento Sustentável (PEES).

Os compromissos assumidos no âmbito deste documento, passam por assegurar consultas médicas ou visitas domiciliárias dos idosos em situação de dependência, sinalizados ou referenciados de acordo com a situação clínica, mas também por criar 30 vagas em Centro de Dia para pessoas com demência, funcionamento em seis das freguesias de um serviço transporte porta a porta para cidadãos com mobilidade condicionada para deslocação a serviços públicos, centros de saúde e hospital.

O documento assegura ainda a continuidade dos programas promotores do envelhecimento saudável existentes, criar um prémio, apoiado por empresas, a projetos inovadores na área do envelhecimento, criar um sistema de gestão comum das listas de espera para as respostas sociais e reservar 10 fogos adaptados, no parque habitacional municipal, para pessoas idosas com baixos recursos económicos.

Estes são alguns dos compromissos que os 51 assinantes do Pacto Local para o Envelhecimento Sustentável com o Município da Amadora e que se propõem a cumprir, até 2025.

O PEES desenvolve-se em torno de 4 eixos, com objetivos estratégicos bem definidos:
Eixo 1 – Cuidados básicos, subsistência e suporte à vida (BASIC)
Eixo 2 – Inclusão na comunidade (ECO)
Eixo 3 – Participação socioeconómica e cívica, aprendizagem ao longo da vida e fruição cultural (CIVIC)
Eixo 4 – Qualificação das organizações e responsabilidade social