Ainda não tinha terminado o apuramento de todas as freguesias do concelho de Sintra e, Marco Almeida subia ao palco para admitir a derrota e dar os parabéns, não ao reeleito presidente da Câmara, mas ao primeiro-ministro António Costa.

“Quero começar por cumprimentar o Dr. António Costa por ter vencido em Sintra esta eleição”, afirmou o candidato do PSD/CDS-PP, sublinhando que, “sim, foi o Dr. António Costa que venceu esta eleição”. Marco Almeida lançou depois a sua candidatura para 2021. “Não tendo sido desta, daqui por 4 anos, cá estaremos para nos apresentar novamente a concurso”, afirmou.

Marco Almeida repete a estratégia de 2013. O candidato do PSD, apesar de nesse ano não ter dado os parabéns ao então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, anunciou na altura a recandidatura para 2017.

Este domingo Basílio Horta foi reeleito presidente da autarquia com maioria absoluta, depois de conquistar 43,05% dos votos e seis mandatos.

Em segundo lugar da votação ficou o candidato da coligação formada por PSD/CDS-PP/MPT/PPM, Marco Almeida, com 29,01% dos votos e quatro mandatos. A CDU conseguiu 9,43% dos votos e um mandato. O BE alcançou 6.28%.

O PS ganha 9 das 11 juntas de freguesias do concelho, mas duas que há 4 anos. A coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM vence a união de freguesias de São das Lampas/Terrugem e a freguesia de Colares.