O candidato do PS à Câmara de Sintra, Basílio Horta, foi reeleito presidente da autarquia nas autárquicas de domingo com maioria absoluta, depois de conquistar 43,05 por cento dos votos e seis mandatos.

Em segundo lugar ficou o candidato da coligação formada por PSD/CDS-PP/MPT/PPM, Marco Almeida, com 29,01 por cento dos votos e quatro mandatos. A CDU conseguiu 9,43 por cento dos votos e um mandato.

Basílio Horta foi eleito pela primeira vez presidente da Câmara de Sintra em 2013, mas sem maioria absoluta.

 

Basílio com maioria absoluta

Já com a vitória assegurada mas ainda com a incerteza da maioria absoluta, Basílio Horta voltou a vencer a Câmara Municipal de Sintra e, no seu discurso da noite eleitoral, deixou promessas para os próximos meses, desmentindo quem o acusou de só fazer obras antes da ida às urnas.

Nunca SACRIFICáMOS um tostão dos contribuintes para conquista de votos” – Basílio Horta

Os “próximos seis meses” terão “grandes investimentos”, assegurou, mas, mais do que isso, a descida do IMI prometida é para ser cumprida. Para além dos dois pontos dos próximos tempos, este imposto em Sintra “encostar-se-á em 0,30” até ao fim do mandato, anunciou o autarca.

Quanto a acusações de que foi alvo devido a obras antes da campanha, Basílio Horta foi perentório: “Nunca sacrificámos um tostão do investimento dos contribuintes para a conquista fácil de votos. Nunca sacrificámos um tostão dos contribuintes para conquista de votos”.