Durante a próxima semana o concelho de Sintra passa a ter mais 20 médicos de família que vão abranger 40 mil pessoas.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) lançou o processo de recrutamento anual para o concelho de Sintra, e ao contrário do que é habitual, os médicos responderam positivamente, o que vai permitir que 40 mil pessoas passem a ter médico de família.

O investimento de 8 milhões de euros, com a construção de 5 novos centros de saúde no concelho de Sintra, tornou o município mais atrativo para os profissionais de saúde. Habitualmente estes processos de recrutamento ficavam vazios.

Sintra foi mesmo o Agrupamento de Centros de Saúde do país que admitiu mais médicos. No concelho ficam a faltar 17 médicos de família depois deste processo de recrutamento.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, congratulou-se com esta “excelente” notícia. “A nossa estratégia de investimento está a dar resultado”, afirmou o autarca. “Hoje Sintra é um território em mudança, onde a prioridade é a qualidade de vida e por isso, 40 mil pessoas que não tinham médico de família vão passar a ter”, afirmou Basílio Horta ao SINTRA NOTÍCIAS esta quinta-feira, à margem do debate na Antena 1.

A ARSLVT conseguiu a maior vaga de contratações de novos médicos de família, com um total de 154 vagas preenchidas. Estes novos 154 profissionais vão possibilitar a atribuição de médico de família a cerca de 292 mil utentes.

A presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT, Rosa Valente de Matos, saudou os novos médicos de família, salientando que é com “enorme satisfação” que a ARSLVT os acolhe. “Os especialistas em Medicina Geral e Familiar são um pilar estruturante do Serviço Nacional de Saúde e um elemento diferenciador na resposta transversal, próxima e de qualidade que queremos proporcionar aos nossos utentes”, afirma Rosa Valente de Matos. “Com este reforço vamos continuar a melhorar a nossa resposta assistencial de proximidade aos utentes, proporcionando cuidados de qualidade nos centros de saúde”, acrescenta a presidente da ARSLVT.

 

CINCO NOVOS CENTROS DE SAÚDE EM COMSTRUCÃO. BELAS EM NEGOCIAÇÃO

A autarquia desenvolve um programa na área da saúde, cujo investimento de 8 milhões de euros abrange a construção de cinco novos centros de saúde: Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo.

Em Queluz a unidade de saúde familiar vai servir 30 mil utentes está a ser implantada na antiga Escola Básica localizada na Rua D. Fernando II em Queluz, com financiamento de 30% da autarquia, que cedeu também o terreno e é responsável pelo projeto e pela obra.

Está a decorrer a demolição dos Edifícios da Antiga Messa onde está prevista a instalação da futura Unidade de Saúde Familiar de Algueirão-Mem Martins.

Já decorre também a obra de construção do centro de saúde de Agualva, um investimento de 1 milhão e cem mil euros, dos quais 30% são também financiados pela autarquia. O terreno junto ao Mercado Municipal de Agualva é cedido pela autarquia. Esta unidade de saúde familiar abrange cerca de 62 mil munícipes da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra.

Também decorre nesta altura a construção do centro de saúde de Almargem do Bispo, que servirá cerca 7 mil e 600 utentes, representando um investimento na ordem dos 775 mil euros, teve início no passado mês de julho.

No mês passado a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) confirmou, em comunicado, a construção do novo centro de saúde de Belas.