“Promoção do Sucesso Educativo – um modelo de intervenção para Sintra”, foi o mote para um encontro/debate, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, (ontem) no âmbito do programa nacional do sucesso escolar e a parceria como pilar para uma visão comunitária de sucesso educativo.

O encontro teve como objetivo a apresentação do Projeto “Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar no Concelho de Sintra”, cuja candidatura ao Programa Operacional Regional de Lisboa, em 2020, representa um investimento valor global na ordem dos 2 milhões de euros, verba proveniente de Fundo Social Europeu (até 50%), sendo os restantes 50% da responsabilidade do Município, com uma execução durante 36 meses.

Para João Costa, secretário de Estado da Educação, este “é um plano que aposta na convergência e na complementaridade, que garante a aprendizagem de qualidade para todos” e sublinha que “Sintra foi importante, inclusive para a adesão de outros municípios ao plano”.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, menciona que “este plano significa uma parceria crescente e aprofundada com o Ministério da Educação, um trabalho que dignifica Sintra e Portugal”.

Recorde-se que o programa da autarquia prevê o investimento na educação, na formação profissional para a aquisição de competências e na aprendizagem ao longo da vida.

“Para além da redução e prevenção do abandono escolar precoce, o município pretende o estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil primária e secundário”, adiantou Basílio Horta ao SINTRA NOTÍCIAS, no domingo à margem do 127º aniversário da associação humanitária dos bombeiros voluntários de Sintra.  “A verdade é que temos desenvolvido nos últimos anos essa estratégia, o programa de bolsas nas creches de Sintra, que criámos neste mandato, é um bom exemplo de medidas nesta área”, sublinhou o autarca.