O ciclista Tiago Antunes da equipa Sicasal-Constantinos-Delta Cafés foi o melhor Atleta luso na Volta a França do Futuro, prova que decorreu entre 18 e 27 de Agosto em terras gaulesas, onde participou ao serviço Seleção Nacional.

Aos 20 anos, o ciclista do Bombarral cumpriu o sonho de participar na mais prestigiada competição mundial para atletas sub-23, tendo alcançado nesta primeira participação a 30ª posição da classificação geral.

O “Tour de L`Avenir” realiza-se desde 1961 e é a maior antecâmara do ciclismo profissional ao mais alto nível, como exemplifica a recente contratação do Colombiano Egan Bernal, vencedor da edição 2017, pela melhor equipa do mundo, a britânica SKY.

Composta por 9 etapas e um total de 1175 quilómetros, a prova antevia-se bastante exigente, mas os atletas da equipa nacional estiveram sempre muito dinâmicos e participativos nas movimentações das etapas. Tiago Antunes foi um dos heróis na etapa rainha e o mais regular da equipa em toda a prova, chegando ao top 20 da geral.

Conformado com o seu desempenho na prova, Tiago Antunes referiu que “Foi uma corrida com um nível bastante alto onde nas primeiras etapas tentei poupar forças e ajudar os corredores mais rápidos da Equipa. Infelizmente no dia de descanso comecei a sentir-me doente e isso veio a agravar-se, não me deixando estar a um bom nível nas etapas decisivas.”

​​Entretanto a Federação Portuguesa de Ciclismo fez saber que o Tiago é um dos pré-selecionados pelo técnico José Poeira para integrar a seleção portuguesa que vai disputar os campeonatos do mundo que se realizam no próximo mês de setembro em Bergen, na Noruega.

Fotografia: Cassandra Donne Photographies​