O município de Sintra está a preparar a transição do sistema de recolha de lixo nas cidades de Queluz e Agualva-Cacém. A empresa privada SUMA deixa de fazer assim a recolha do lixo e passa a autarquia a assumir essa responsabilidade.

A decisão já tinha sido tomada em 2016 quando a atual câmara decidiu não avançar para a recolha e transporte de resíduos urbanos, por privados, em algumas freguesias do município. O valor-base do contrato era de 7,9 milhões de euros.

Numa proposta apresentada ao executivo, em março, o presidente da autarquia, Basílio Horta, considerou que os pressupostos para a contratação dos serviços “se encontram desajustados com a realidade das necessidades do município” e que, por isso, deve ser extinto o concurso.

A SUMA vai assim deixar, até ao final deste ano, de fazer a recolha do lixo. “O processo de transição está a decorrer com alguns problemas, mas nada que não se resolva entre a autarquia de Sintra e a empresa”, revelou fonte da autarquia ao SINTRA NOTÍCIAS. “A empresa da Mota Engil é uma importante empresa nacional e tem noção da responsabilidade destas matérias, acima de tudo quando estamos a falar de questões relacionadas com a higiene e saúde pública”, revelou a mesma fonte.

O concelho de Sintra passará assim, logo no início de 2018, a ter um sistema único, do setor público, de recolha de lixo.