Depois das Azenhas do Mar, agora é a vez do PENEDO conquistar um lugar na final do Dia 3 de Setembro, na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal” na categoria Aldeias. Este domingo, dia 20 de agosto vote no PENEDO (Aldeias em Área Protegida) durante a Gala da RTP, a partir das 21 horas, em direto a partir de Pedrógão Grande.

A sua origem não está muito bem definida mas existem autores que apontam para a referência ao Penedo já no séc. XIII, mais propriamente dados de 1527.

Aldeia do Penedo conserva ainda algumas casas de traça antiga, que lhe conferem uma imagem de aldeia típica. Situada no alto de uma encosta, permite ao  visitante caminhadas pelas suas ruas e ruelas íngremes e sinuosas, com passagem obrigatória pelo fontanário e pelo cruzeiro, situados bem no centro da aldeia, tal como as seculares capelas.

O Penedo é o último local do continente português onde são realizadas as tradicionais festas do “Império” ou do “Espírito Santo”, que continuam a existir nos Açores, em particular na ilha Terceira.

Estas festas são designadas de Festas do Divino Espírito Santo e têm uma antiquíssima história, remontando de forma mais direta ao reinado de D. Dinis e sua mulher, a rainha Santa Isabel.

Vote no PENEDO

Este domingo, dia 20 de agosto vote no PENEDO (Aldeias em Área Protegida) durante a Gala da RTP, a partir das 21 horas, em direto a partir de Pedrogão Grande.

A votação é por chamada telefónica e o número para votar no Penedo é o seguinte: 760 10 70 05 

Vote quantas vezes lhe apetecer. A final é no dia 3 de setembro.