Este sábado, regressa a Janas, a tradicional Feira de São Mamede, que se realiza entre 12 e 20 de agosto, envolvendo nove dias repletos de atuações musicais, jogos tradicionais, animação para adultos e crianças, bancas de artesanato, quermesse e área de restauração.

É uma tradição anual, no concelho de Sintra, esta feira que se realiza em Janas e que, para além de muitos outros momentos de diversão e de lazer, tem o seu ponto alto na bênção do gado – altura em que os animais são abençoados após a missa, que envolve as tradicionais três voltas em redor do templo sintrense.

A bênção do gado, é o momento mais esperado deste evento, iniciativa tem lugar a 17 de agosto, no Dia de São Mamede, junto à capela circular que se localiza a 600 metros da vila de Janas.

Neste dia, as populações de Janas e das vilas vizinhas têm ainda como tradição realizar um piquenique no pinhal adjacente à feira, antecipando o ritual de bênção do gado, que chega ao espaço, ao início da manhã.

Origem da bênção do gado

Reza a tradição que, logo a partir de 15 de agosto, os animais da zona começavam a apontar o focinho em direção à capela circular de Janas e que, quando em liberdade, se dirigiam, sozinhos, para o local. Então, chegado o dia 17 de agosto, os animais que tivessem estado doentes ao longo do ano dariam três voltas à capela circular de Janas, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, por forma a obter a bênção da saúde e da fertilidade.

São Mamede, sendo o santo protetor do gado, continua a ser o padroeiro de todos os animais que ainda hoje são abençoados a cada dia 17 de agosto – podendo encontrar-se uma grande diversidade de animais nesta romaria anual.