A estação ferroviária de Queluz-Belas tem desde esta sexta-feira quatro novas escadas rolantes, para melhoria de acesso dos utentes, informou a empresa Infraestruturas de Portugal (IP).

“As novas escadas rolantes, de tecnologia mais avançada e adaptadas a espaços exteriores, substituem os anteriores equipamentos instalados à data da modernização da estação, em 2001, e que já apresentavam graves anomalias, provocando recorrentes falhas no funcionamento”, revelou a IP.

A intervenção, de cerca de 292 mil euros, responde a “uma necessidade dos utentes da estação e da população local”, beneficiados no acesso à estação e no atravessamento urbano.

“Enorme transtorno aos munícipes de Sintra”

Basílio Horta escreveu aos responsáveis da altura a exigir uma solução

Este investimento resolveu um problema que se arrastava há vários anos e que condicionava a mobilidade na cidade de Queluz.

Recorde-se que já em 2015 o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, tinha escrito ao então presidente do conselho de administração da REFER, alertando para o grave problema de mobilidade que esta situação criava em Queluz. Basílio Horta sublinhava o problema que se arrasta “há vários anos, causando um enorme transtorno aos munícipes de Sintra, em particular, aos da União de Freguesia de Queluz e Belas que apresenta um número elevado de população sénior”, referia no ofício.

O autarca chamava ainda a atenção para a inoperacionalidade destas escadas, que afetavam o quotidiano das pessoas que vivem e trabalham na zona.

Também a União de Freguesias de Queluz/Belas assumiu esta situação com prioritária tendo feito vários protestos junto das entidades responsáveis. Depois de tantos protestos e reclamações por parte da população, o problema está resolvido.