Lino Paulo, militante histórico do PCP, é o mandatário Concelhio da CDU de Sintra, cuja apresentação vai ter lugar esta terça-feira, 1 de agosto, pelas 14h30, junto ao edifício dos SMAS, na avenida das Forças Armadas, em Sintra e, uma hora depois, será efectuada a entrega dos processos de candidatura às Freguesias e Órgãos Municipais do Concelho.

Natural de Sintra, residente em Massamá, Lino Paulo é uma figura incontornável no concelho, nas mais diversas áreas, mas sobretudo enquanto Vereador na Câmara de Sintra. Participou na oposição ao regime fascista. Foi dirigente do movimento associativo estudantil e da Comissão Democrática Eleitoral (CDE) de Lisboa.

Sociólogo, trabalhou em estudos de mercado na área do turismo. Deu aulas no ensino liceal privado e, após o 25 de Abril, foi responsável pela regência da cadeira de Metodologia das Ciências Sociais no ISCSP. Após 1976 dedicou-se exclusivamente à área do poder local. É uma figura incontornável no concelho, nas mais diversas áreas, mas sobretudo enquanto Vereador na Câmara de Sintra.

Foi distinguido com a medalha de ouro do município de Sintra. É membro do colectivo da Revista Poder Local. Militante do Partido Comunista Português, integrando a Comissão Concelhia de Sintra, a Comissão Nacional de Autarquias e o Gabinete Técnico para Autarquias Locais.

Independentes na CDU

“As listas da candidatura às autarquias de Sintra que se apresentam, traduzem um amplo processo de contactos com todos os que se identificam com o projecto de Trabalho, Honestidade e Competência”, adiantou ao SINTRA NOTÍCIAS a candidatura da CDU de Sintra, sublinhando que “para levar a cabo, assumem um compromisso com a população do município de Sintra um total de 390 candidatos, das mais diversas origens geográficas, profissionais e outras, com experiências distintas, mas com o mesmo objectivo, melhorar a vida dos que vivem e trabalham em Sintra”.

Dos 390 candidatos que se apresentam às 11 assembleias de freguesia do Concelho, à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal de Sintra 106, são independentes, sem filiação partidária.

Segundo dados da CDU, na candidatura às 11 assembleias de freguesia do município de Sintra, apresentam-se um total de 327 candidatos, com uma percentagem de independentes sem filiação partidária de 31% e uma percentagem de mulheres de 41%.

A média etária destes candidatos é de 51 anos, e o equilíbrio entre o rejuvenescimento das candidaturas a apresentar e a experiência de trabalho junto das populações traduz-se no facto de, dos 11 cabeças de lista 7 serem-no pela primeira vez.

Relativamente aos candidatos que se apresentam à Câmara e Assembleia Municipais, a percentagem de mulheres é de 36% para a Assembleia e de 55%, mais de metade, para a CMS, para estes dois órgãos os candidatos sem filiação partidária são, respectivamente, 13 e 9%. A média etária dos candidatos à CMS e à AMS é de 45 anos.1