A Câmara Municipal de Sintra venceu o prémio de Município do Ano, na categoria “Área Metropolitana de Lisboa”, nos prémios “Município do Ano Portugal 2017”, que têm como objetivo reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios.

Na categoria regional, “Área Metropolitana de Lisboa”, o júri premiou, esta quinta-feira, Sintra pelo projeto “Sintra Inclui”, informa a autarquia em comunicado.

O projeto “Sintra Inclui”, visa a criação de um modelo de transição para a vida adulta da pessoa com deficiência (PCD) através da inclusão socioprofissional após a escola, envolvendo a rede comunitária constituída por entidades públicas/privadas da região, assente em critérios de participação, centrados na pessoa com capacidades e aspirações próprias.

“Este projeto garante o acompanhamento às escolas, através do apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE’s) que se encontram a terminar a sua escolaridade, com o Plano Individual de Transição e assegura a continuidade do apoio”, afirma Basílio Horta. O presidente da Câmara destaca “a ligação com as empresas e a rede social da comunidade”.

Basílio Horta sublinha ainda o facto de, “do ponto de vista do jovem é criada uma oportunidade para vivenciar diversas atividades profissionais, potencializando as suas relações sociais e a noção de realização pessoal em relação ao seu futuro”. “Já às empresas, quando apoiadas, estão mais disponíveis para acolher a integração de população com deficiência, aumentando assim a possibilidade efetiva de contratação”, afirma o presidente da autarquia. O programa já envolveu 70 jovens entre os 14 e 18 anos.