Sintra, Marinha Grande, Vila Velha de Ródão são os municípios com maior eficiência financeira, de acordo com a dimensão. Faro destaca-se como o distrito com maior índice de imposto por habitante.

O ranking foi publicado esta segunda-feira no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referente a 2016, pelo Economia online ECO / Margarida Peixoto.

A cerca de três meses das eleições autárquicas, chega uma fotografia completa da situação financeira dos municípios portugueses, com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados, em colaboração com o Tribunal de Contas, o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e a Universidade do Minho.

De entre os 308 municípios portugueses, há três que se destacam pela positiva. A Marinha Grande, distrito de Leiria, é o município com maior eficiência financeira, tanto entre o grupo das autarquias de média dimensão, como considerando o total de autarquias do país. De um universo possível de 1.900 pontos, este município arrecadou 1.704, subindo de posição face a 2015.

De entre o grupo dos municípios de pequena dimensão, e o segundo do ranking total, destaca-se Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco. Aqui a subida foi muito significativa, já que a autarquia ocupava a 12.ª posição em 2015.

Sintra é o município mais eficiente de entre o grupo dos de grande dimensão — tal como já era, aliás, em 2015. Mas com 1.531 pontos, no ranking total ainda se deixa ultrapassar por três municípios mais pequenos: Santa Cruz das Flores, na região dos Açores, Murtosa, no distrito de Aveiro, e Mealhada, também distrito de Aveiro.

 

Notícia no Economia online ECO / Margarida Peixoto