Mafra lança concurso de 1,3 milhões para estabilizar arribas na Ericeira

A proposta foi aprovada na reunião pública do executivo municipal

DR Jornal de Mafra

A Câmara de Mafra decidiu hoje lançar concurso de 1,3 milhões de euros para obras de estabilização de arribas na praia do Sul, na Ericeira, onde há duas semanas houve uma derrocada sem provocar vítimas, como noticiou o SINTRA NOTÍCIAS. A proposta foi aprovada na reunião pública do executivo municipal.

“Era uma obra pedida há mais de cinco anos face ao risco [de derrocada] que existe, apesar de a arriba ser monitorizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”, afirmou o presidente da Câmara, Hélder Sousa Silva (PSD), à agência Lusa.

Hélder Sousa Silva, presidente da Câmara de Mafra | Foto: CMM

As obras que vão ser lançadas pela Câmara resultam de um protocolo estabelecido com a Agência Portuguesa do Ambiente.

A intervenção é financiada em 85% por verbas financiadas pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e em 15% pelo Município de Mafra, que substituiu a APA ao assegurar o financiamento nacional, cerca de 200 mil euros.

O prazo de execução é de cerca de quatro meses, devendo as obras começar em janeiro de 2018. “Queremos estabilizar o risco de derrocada para avançarmos com a requalificação da praia, para a qual já temos projeto”, adiantou o autarca.

Há duas semanas, durante a noite, caiu um bloco rochoso, sem causar vítimas, como mostra a imagem do Jornal de Mafra. A derrocada obrigou a Polícia Marítima a sinalizar e isolar a área, para salvaguardar a segurança das pessoas, e a Câmara Municipal de Mafra reforçou também a segurança com a limpeza da via e a colocação de grades.

De imediato, o município promoveu a queda propositada de blocos instáveis para evitar uma nova derrocada.