Festival do Leitão em Negrais

De 21 a 23 de julho, no Largo do Rossio em Negrais

A partir de hoje, Negrais é o ponto de encontro obrigatório para quem gosta do leitão assado, momento para a boa gastronomia, doçaria, artesanato e animação musical. Durante os três dias do Festival do Leitão de Negrais, de 21 a 23 de julho, não deixe de apreciar o bom leitão assado numa festa que pretende ser um meio de divulgação da gastronomia da região.

A iniciativa vai reunir no largo do Rossio, em Negrais, restaurantes, mas também pontos de venda ao público, num evento que será, ainda, uma boa oportunidade para degustar a doçaria tradicional e apreciar o artesanato local.

A animação musical estará a cargo de intérpretes de cariz popular. Toy Cascão, sobe ao palco esta sexta-feira, às 21h30. No sábado à mesma hora, é a vez das Flamengas “ai! A Dança” e no domingo, o festival encerra com a atuação da Banda “Os duralex”.

Tradição

O leitão de Negrais está, assim, intimamente ligado às feiras tradicionais da região. Num jornal de 1943, dá conta da grande procura do leitão de Negrais “fazendo-se fila para a sua compra nos tradicionais restaurantes”.

Nomes como, “Manuel e António Joaquim Pacheco, Sabino, Domingos Silvestre, Caneira e Luís Feliciano são alguns dos nomes sonantes dos antigos assadores”, adianta o jornal, explicando que “alguns eram ao mesmo tempo assadores de leitoas, agricultores, tosquiadores de gado e cabouqueiros. Frequentavam as feiras religiosas à volta de Lisboa, como as de Nossa Senhora do Cabo Espichel, Nossa Senhora da Nazaré, Nossa Senhora da Luz, Feira das Mercês, Caneças e Nossa Senhora da Rocha”.

O Festival do Leitão de Negrais, é organizado pela Câmara de Sintra e pela União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro, e Montelavar.

Horário:
Sexta-feira, dia 21, das 18h00 às 00h00
Sábado e Domingo, dias 22 e 23, das 12h00 às 00h00